Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007

O natal

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.

Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.

 Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.

 O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.

Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.

 Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.

Apesar de todas estas tradições serem importantes (o Natal já nem pareceria Natal se não as cumpríssemos), a verdade é que não nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados através da sua própria morte. Nesses tempos, sempre que alguém pecava e desejava obter o perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício. Então, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar

pecados de toda a Humanidade através da Sua morte, para que um dia possamos alcançar a vida eterna, por intermédio Dele, Cristo, Filho de Deus.

 Assim, não se esqueçam que o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo.

publicado por blogdasfestas às 09:38
link do post | comentar | favorito
|
13 comentários:
De manuela a 28 de Novembro de 2007 às 11:26
Olá amigaaaa!!!
Dizes que o meu está bonito o teu é que está lindíssimo, tomara eu saber fazer um assim.
Parabéns e obrigado pelo selo adorei está lindo.
Feliz natal!!!
Manuela
De sandy a 28 de Novembro de 2007 às 12:21
olá amiguinha li o teu convite lá no palacio e vim a correr rsrsrsr conhecer a tua casinha de natal,vou levar comigo a tua lembrança de natal ok?
reparei que tb es de Portugal .
quero te convidar tambem para vires conhecer a minha salinha de natal e aceitares com carinho o meu presente ,vou ficar á tua espera.mil beijos e feliz dia
De Mary a 28 de Novembro de 2007 às 16:53
Querida Cintia tá linda linda a sua sala de Natal.Estou levando o presente.beijos carinhosos para voce.
De Ju e Mary a 28 de Novembro de 2007 às 17:10
Olá querida Cintia, como está linda sua sala de natal! Viemos buscar o lindo presente. Agradecemos o carinho. Mil beijos pra vc Ju e Mary
De Juliana a 28 de Novembro de 2007 às 17:50
Oi amiga vm buscar o presente que me ofereceu, muito lindo. A sala tá um show de linda! Beijos Ju
De ஜॐ♥ஜ___Estrelinh@___ஜॐ♥ஜ a 28 de Novembro de 2007 às 18:49
boa tarde minha doce amiga...
pronto cá estou...
já peguei o selinho de presente de natal e já está na minha salinha de presentes...muito obrigado querida...a salinha está o máximo parabens...
beijinho doce e mágico...
De Sandra,Marie e Betty a 28 de Novembro de 2007 às 21:56
Oi amiga!Está linda sua página de Natal.Vemos agradecer sua visita e seu presente.Ficamos felizes por alegrar nosso clube com sua presença.Desejamos uma bela noite e um resto de semana espetacular.Bjs.
De cinthia duim a 29 de Novembro de 2007 às 21:00
Oi amiga,

seu blog está muito bonito, parabéns pelo bom gosto.
Tudo muito bem feito e caprichado lindo!!!
Bjsss
De Liz e Nick a 30 de Novembro de 2007 às 01:08
Oi, amiga querida
Te mandamos por e-mail os awards e os presentes de Natal, tomara que agora dê tudo certo e que abram para você, vamos torcer..rs
Sua salinha de Natal está lindíssima, Cintia, belas imagens e o texto de Natal também, lindo demais, parabéns pelo belo trabalho. Tudo que é feito com amor, tem beleza, encanta.
Estamos levando o seu presente de Natal e o colocaremos na nossa sala de presentes, agradecemos com carinho.
Que o seu dia seja cheio de luz.
Beijo da Liz e do Nick
De Dulcinea a 1 de Dezembro de 2007 às 19:55
Olhe eu de novo. rsrsr Parabéns, ficou maravilhosa a sala de Natal. Amei e tb o lindo presentinho. Já vou postar.
Beijinhos

Comentar post